PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA VERA HAZAN
PAISAGENS E
PATRIMÔNIOS
VIVOS
Sítios do Patrimônio Mundial no Rio de Janeiro e favelas: troca de saberes e processos de gestão
APRESENTAÇÃO
Este curso é parte do programa promovido pela ABAP, com apoio do CAU-RJ, para capacitar profissionais e moradores de favela na leitura, análise, proteção, monitoramento, intervenção e recuperação de paisagens. Busca-se apresentar e discutir abordagens em patrimônio e planejamento urbano, conceitos de paisagem, patrimônio, história, cidade, favela e governança participativa, seus conflitos e potencialidades de gestão integrada. Espera-se que ao final do curso o aluno possa desenvolver um olhar crítico sobre processos de conservação do patrimônio e da paisagem das favelas a partir de uma perspectiva inclusiva, multicultural e participativa, vinculada aos desafios das políticas públicas de preservação e à luz das experiências de conservação do patrimônio mundial na contemporaneidade. O curso tem como foco os desafios de gestão integrada e a construção de processos de governança de dois sítios reconhecidos como Patrimônio Mundial localizados na Cidade do Rio de Janeiro – o sítio Paisagens Cariocas entre a Montanha e o Mar e o sítio do Cais do Valongo. O curso é gratuito para os inscritos no CAU-RJ e moradores de favela.
O curso terá oito aulas no total, sendo três aulas remotas síncronas e cinco aulas presenciais ministradas nas favelas e está estruturado em três módulos.
MÓDULOS
Módulo 1:
Abordagens em Patrimônio e Planejamento Urbano
Módulo 2:
Paisagens e Patrimônios Vivos: visita aos territórios e rodas de conversa
Módulo 3:
Aplicação Prática: propostas de aprimoramento da gestão integrada e governança participativa
PÚBLICO-ALVO
O curso visa contribuir para a formação de profissionais locais, moradores das favelas cariocas, arquitetos, urbanistas e arquitetos paisagistas associados ao CAU-RJ, geógrafos e técnicos de órgãos públicos do Estado do Rio de Janeiro, que se interessem pelo planejamento urbano e gestão de paisagens e bens patrimoniais em diferentes esferas e, especificamente, na gestão integrada dos bens do Patrimônio Mundial localizados na Cidade do Rio de Janeiro e suas interações com os moradores das favelas situadas em suas zonas de amortecimento.
01.
OBJETIVOS
▪ Contribuir para divulgar e debater criticamente abordagens, conceitos e metodologias de conservação do patrimônio e da paisagem urbana;
▪ Apresentar as práticas e vivências da conservação da memória nos territórios vulneráveis e suas estratégias para a conservação do patrimônio e da paisagem local;
▪ Ampliar a perspectiva e contribuir para a formação de profissionais locais qualificados para gerir e intervir no campo da conservação do patrimônio e da paisagem.